Além de editora, Lote 42 atua há mais de uma década em produção cultural, organizando eventos de arte gráfico e literatura independente, cursos e oficinas, entre outros. Nesta página, reunimos as principais ações realizadas.

FEIRAS

Miolo(s)

(2014 – até hoje)

A Feira Miolo(s) é um encontro de cultura gráfica promovido pela Biblioteca Mário de Andrade e a editora Lote 42.  A primeira edição aconteceu em 2014 e se renova ano a ano desde então. Entre feiras presenciais, virtuais e programações que instigam o público a acompanhar o evento, centenas de expositores, nacionais e internacionais, estiveram presentes. Conheça os caminhos que a feira tomou de sua origem até hoje.

SAIBA MAIS

Printa-Feira

(2018 – até hoje)

A Printa-Feira é um evento com produção e curadoria da Lote 42 e do Sesc 24 de Maio. A feira é o espaço onde artistas gráficos de diversas localidades brasileiras apresentam gravuras e publicações alternativas e independentes, compartilhando com o público seus processos criativos, facetas e possibilidades artesanais no fazer gráfico. Além das edições presenciais na unidade do Sesc, também houve a edição Printa-Feira na rede! durante a pandemia de Covid-19.

SAIBA MAIS

Feira Gráfica Interior

(2024)

A Feira Gráfica Interior, no Sesc Franca, produzida pela editora Lote 42 e o Sesc, reuniu 22 projetos, entre artistas gráficos, editores e coletivos, principalmente do interior do Estado de São Paulo. Além dos expositores, houve um ciclo de demonstrações de técnicas de impressão artesanal, como cianotipia, estêncil, monotipia, entre outras. As experiências foram ministradas pelos próprios publicadores.

SAIBA MAIS

Livro de Domingo

(2024)

Feira com oito livrarias de rua no Sesc Avenida Paulista. O evento contou com a distribuição gratuita de um cartaz-publicação, peça criada por Gilberto Tomé que serve como um guia impresso das oito livrarias especializadas da cidade. Tomé também ministrou a oficina aberta e gratuita Caramba! Carimbo!, em que os participantes personalizaram a publicação com carimbos ou criaram uma do zero. Durante a feira, cada livraria apresentou um recorte específico dentro do universo literário, com arcos temáticos que vão de futebol à arquitetura.

SAIBA MAIS

Feira Literográfica

(2024)

O Sesc São José dos Campos, em São Paulo, recebeu a feira Literográfica, dedicada a publicações gráficas autorais. O evento, produzido pela editora Lote 42, explorou as intersecções entre texto e imagem em dois finais de semana, com um total de 20 expositores. A feira Literográfica integrou a sétima edição do FestA!, o Festival do Aprender do Sesc-SP, realizado em todas as unidades da entidade e que visa celebrar as possibilidades de aprendizado e experimentação.

SAIBA MAIS

Feira Tatuí

(2024)

A Feira Tatuí foi um evento que reuniu as produções de publicadores de oito turmas do Curso Tatuí de Publicação, da Sala Tatuí. Realizado no centro cultural Canto, contou com zines, livros, arte gráfica e objetos inclassificáveis de mais de 20 expositores. Teve ainda uma programação com aulas aperitivo de professores do curso, uma experiência de impressão aberta com Gilberto Tomé, da Gráficafábrica, além de sorteios de livros e cartazes.

SAIBA MAIS

Miolo(s) Olinda

(2022)

A Lote 42 realizou a curadoria de uma edição especial da Miolo(s) em Olinda/PE. Integrante do Circuito Cepe de Cultura, realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a feira ocorreu no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, em Olinda/PE, com cerca de 57 editoras independentes e artistas, além de contar com uma programação de palestras e oficinas. Foi a primeira e única vez que a Miolo(s) aconteceu em outra cidade, além da costumeira edição de São Paulo, onde é realizada desde 2014.

SAIBA MAIS

Feira Compasso

(2019)

Com o propósito de ampliar os canais de difusão sobre a cultura arquitetônica e urbanística, o IAB SP – Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp) e a editora Lote 42 realizaram a Compasso, feira de publicações relacionadas aos campos da Arquitetura, Urbanismo e Design. O evento aconteceu no prédio do IABsp, em São Paulo, no dia 21 de setembro, durante a XII Bienal de Arquitetura em 2019.

SAIBA MAIS

Tinta Fresca

(2016 – 2018)

O Espaço Cultural Porto Seguro, em parceria com a Lote 42, realizou três edições da Tinta Fresca – experiências gráficas e feira de publicações. O evento contou com oficinas de diferentes técnicas relacionadas ao universo das publicações, como tipografia, corte e dobra, carimbos, xilogravura, gravura em metal, encadernação, serigrafia e estêncil. As atividades aconteceram livremente durante todo o dia, facilitando a experimentação. Além disso, a Tinta Fresca teve uma feira com livros, zines, pôsteres e gravuras, além de shows e discotecagem.

SAIBA MAIS

Pátio 42

(2016)

O jardim aberto da Unibes Cultural (vizinha ao metrô Sumaré), recebeu uma feira de publicações independentes mensal com diversas editoras e autores, com curadoria da Lote 42. A proposta da Pátio 42 era trazer a cada edição uma roda de conversa com quatro integrantes e duas temáticas. “Mulheres + autopublicação”, “quadrinhos + dibre” e “mercado + arte” foram algumas das temáticas. A Pátio 42 sempre contava com música e diálogo com outras atividades da Unibes Cultural.

EVENTOS

Circuito Livreiro

(2024)

O Circuito Livreiro foi um evento realizado em 2024 com organização do Sesc São Paulo e produção da Lote 42. Contemplou debates sobre o ecossistema livreiro, atividades de formação e visitas a livrarias de São Paulo. O evento aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, em diversas unidades do Sesc São Paulo, e passeio guiado pela capital de São Paulo. O Circuito Livreiro começou no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, com quatro ciclos de debate e Laboratório formativo para livreiras/os.

SAIBA MAIS

Estande da Colômbia na Bienal do Livro de SP

(2024)

A Banca Tatuí – livraria administrada pela Lote 42 – operou a livraria do estande da Colômbia na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a convite da Asociación Colombiana de Libreros Independientes (Acli). A Colômbia foi o convidado de honra do evento. A livraria disponibilizou cerca de 700 títulos, entre livros colombianos importados e obras de autores colombianos publicados no Brasil. A Bienal ocorreu no Distrito Anhembi e recebeu 722 mil visitantes.

SAIBA MAIS

Destrava Santa Cecília

(2018)

A Lote 42 organizou o ambiente de partida e chegada da corrida de rua Destrava Santa Cecília, organizada pela fabricante de tênis Nike, em um estacionamento da rua Barão de Tatuí. Cerca de 200 corredores participaram do circuito de cinco quilômetros pelas vias da região central de São Paulo. Os participantes puderam desfrutar de iguarias do bairro, show com Jazz na Kombi e ainda receberam um brinde – o livro Fachadas, de Rafael Sica, editado pela Lote 42.

PROJETOS IMPRESSOS

Almanaque FestA!

(2021)

Todo ilustrado, combinando curiosidades, jogos e modos de fazer, o Almanaque FestA! é uma publicação voltada à criação em diferentes universos artísticos, para pessoas de todas as idades. A inspiração é atmosfera do FestA! – Festival de Aprender, realizado anualmente pelo Sesc São Paulo, desde 2017. Com coordenação editorial da Lote 42, o Almanaque FestA! foi distribuída gratuitamente para 70 mil trabalhadores de baixa renda, do comércio, serviços e turismo, o público prioritário do Sesc, durante a pandemia de Covid-19.

SAIBA MAIS

Carpintaria Literária

(2019)

Durante cinco meses o Sesc Taubaté desenvolveu uma programação especial de literatura sob o guarda-chuva da oficina Carpintaria Literária, ministrada pelo escritor Marne Lucio Guedes. A programação resultou na publicação de uma coletânea de contos, com tiragem de cem exemplares. Os editores da Lote 42 participaram da formação oferecendo aulas e coordenaram o processo de publicação do livro, se responsabilizando pela edição, revisão, preparação, diagramação e projeto gráfico da obra.

SAIBA MAIS

Muito mais que móveis

(2016)

 

No primeiro livro sobre a empresa Meu Móvel de Madeira. Fundada em Rio Negrinho/SC, trata-se da primeira loja de móveis sustentáveis do país, a Lote 42 foi chamada para coordenar o processo de edição. A obra Muito mais que móveis: a ousadia e a diversão da Meu Móvel de Madeira para fazer da casa das pessoas o melhor lugar do mundo revela a jornada do autor e fundador da empresa Ronald Heinrichs, que comprou o departamento da empresa na qual era funcionário.