2014 | O Pintinho

Com milhares de fãs na internet, a série de quadrinhos O Pintinho virou livro pela editora Lote 42. Em 2013 foi lançada a primeira edição. No ano seguinte, saiu o segundo volume, com uma seleção de tiras inéditas.

 

As publicações trazem as melhores tirinhas do site criado em 2010 e que hoje conta com inúmeros seguidores. Busca resgatar os diversos momentos, situações e diálogos protagonizados entre “um pintinho insolente e uma mãe indolente”, nas palavras da autora.

 

As tirinhas permitem ao leitor, seja ele já fã da página do Tumblr na internet ou que acompanha as reproduções na Folha de S.Paulo, revisitar este universo dialógico às vezes surreal, às vezes hiper-realista de um pintinho com a sua mãe. E, para o público que ainda não está familiarizado com as historietas da internet, é uma oportunidade de apresentar parte relevante de seu conteúdo.

 

O projeto gráfico respeitou a linguagem bem característica do trabalho realizado na internet, aproximando ainda mais essas duas plataformas em um tamanho que será quase o de caderno, mais adequado para a proposta.

 

O cartunista Arnaldo Branco assina um texto inédito para o prefácio da primeira edição, onde reitera o impacto de uma obra que confirma a proposição pós-moderna de que a ideia é mais importante que o traço. No prefácio do segundo livro, o quadrinista Bruno Maron destaca como a autora fez um tratado sobre o cinismo em tempos em que humoristas explicam a própria ironia.