COMPRE AQUI

O AUTOR

O paulista Gustavo Piqueira é daquelas pessoas difíceis de encaixar em apenas uma categoria. Formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, mas atua como designer gráfico, ilustrador, criador de tipografias e escritor. Talentoso em todas essas áreas, vale destacar. (Bem, talvez não em arquitetura.)

 

Em 1997 criou o estúdio Casa Rex, hoje com sedes em São Paulo e Londres, onde encara projetos diversos, de extensos projetos globais para marcas de consumo até projetos experimentais, como ilustração, tipografia e objetos, passando por projetos editoriais, de identidade visual e ambientação. É um dos mais respeitados e premiados designers do Brasil, com mais de 350 prêmios internacionais no currículo.

 

Em 2004, produziu seu primeiro livro. Desde então, foram 16 obras, que se dividem entre ficções, livros infantojuvenis, obras sobre design, releituras de clássicos e ainda uma coleção de filosofia (confira o catálogo completo aqui). Em todos eles, há duas marcas claras: a ironia e os projetos gráficos que fogem do lugar-comum

 

Seus últimos trabalhos, aliás, têm se aprofundado em relações. Tal é o caso da narrativa visual Clichês Brasileiros (Ateliê Editorial), publicada em 2013, em que usou uma coleção de matrizes tipográficas do início do século XX para contar a história do Brasil. O livro possui capa em lâmina de madeira impressa em serigrafia, fixada com fita adesiva, e tem tiragem única de mil exemplares numerados.

 

Do mesmo ano, Seu Azul (Lote 42) foi chamado de 'livro-performance', devido à areia que reveste sua capa e, para fazer às vezes de narrador da história, vai se soltando sobre o leitor à medida que a leitura avança.

 

Em 2014 foi a vez de Mateus, Marcos, Lucas e João (Edusp), projeto que envolve tipografia, narrativa ficcional e história gráfica para, ao trocar Jesus por um creme anticelulite, trazer a Bíblia medieval para o século XXI e que ganhou quase todos os prêmios importantes do design mundial: AIGA/Design Observer 50/50, TDC Type Directors Club, iF Design Awards, Red Dot Awards, D&AD, Core77, Communication Arts Awards, Print Magazine Design Awards, German Design Awards, How International Awards e London International Awards.