confirme presença!

 

sobre o prêmio

 

Por quê?

Nos últimos anos, artistas, autores e editores independentes têm apresentado publicações cada vez mais surpreendentes. Tanto nas temáticas quanto no tratamento gráfico, a qualidade desses trabalhos consolidam um fenômeno artístico. Um movimento que não tem nome, mas é visível e palpável nas feiras dedicadas a essa temática. A amplitude é nacional e vai a cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras.

 

A presença consistente de público em todos esses eventos legitima essa movimentação, atraindo milhares de pessoas curiosas pelas qualidades autorais dessa movimentação.

 

A intenção do Prêmio Miolo(s), criado em 2015, é reconhecer esse trabalho e ajudar a consolidar as iniciativas de artistas independentes. Será dado um reconhecimento simbólico às publicações que, aos olhos do júri, são as mais destacáveis.
É um incentivo, mas está longe de ser determinante. É uma forma de dar mais visibilidade aos trabalhos de todos os que estão envolvidos nesse momento excitante da produção gráfica.

 

Um troféu é criado especialmente por um artista a cada ano: em 2015, foi a Ana Lúcia Ribeiro, e neste ano será assumido por Rodrigo Okuyama.

 

Os trabalhos finalistas serão expostos na vitrine da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (Aber), durante os meses de outubro e novembro de 2016.

 

Além disso, o Prêmio Miolo(s) ajuda a reforçar a presença dessa geração de criadores na Biblioteca Mário de Andrade,
a segunda maior biblioteca pública do país. Com isso, os trabalhos passam a fazer parte de um local público, gratuito e (se nos permite) mágico.

 

Inscrições

Qualquer artista, autor ou editor que faça publicações impressas de forma autoral, com intenções artísticas e alheio ao mainstream pode se inscrever. Podem participar livros, revistas, jornais, zines e fanzines autopublicados ou publicados por pequenas editoras. Não há restrições temáticas nas publicações.

 

As publicações devem ter sido lançadas entre julho de 2015 a julho de 2016. Membros do júri e da organização estão proibidos de participar. A inscrição se dá por meio de ficha de cadastro digital e o envio das obras físicas. Em breve, será aberta a convocatória.

 

Ficou com alguma dúvida?

Escreva para contato@lote42.com.br