7 de novembro

Biblioteca Mário de Andrade

Confirme presença!

Em 2015, a Miolo(s) vai homenagear o artista Fabio Zimbres com uma mostra de zines, livros e arte gráfica desde o começo da sua carreira, nos anos 1980 até os dias de hoje.

 

Fabio Zimbres, também conhecido como FZ, nasceu em São Paulo em 1960 e mora em Porto Alegre há mais de 20 anos. Estudou arquitetura, se formou em artes plásticas e é uma referência no universo dos quadrinhos e das publicações independentes.

 

Começou sua carreira nos anos 1980 produzindo quadrinhos e fanzines. Foi um dos fundadores da revista de HQ underground "Animal", que circulou entre 1987 e 1991. Zimbres manteve a seção Maudito Fanzine, em que resenhava publicações independentes do Brasil afora.

 

Criou a editora Edições Tonto, na qual publicou a Coleção Mini Tonto, de livrinhos em quadrinhos de artistas brasileiros (como Allan Sieber, Nesti, Jaca, MZK e Guazzelli) e de alguns latino-americanos (como Gabriel Frugone e Elenio Pico).

 

A vasta produção de Zimbres já apareceu em diversas publicações brasileiras e estrangeiras. Publicou os livros Vida Boa (Zarabatana Books), com as tiras publicadas na "Folha de S.Paulo" de 1999 a 2001, "Música para Antropomorfos" (Livros Voodoo) e "Feliz" (Pequeño Editor). Também ilustrou o livro "PANAMA o las aventuras de mis siete tíos" (Media Vaca), de Blaise Cendrars, e é co-autor de "Coisas que a gente gosta e não gosta" (Hedra).

 

Além de seu trabalho com quadrinhos e ilustração, pinta e já teve exposições individuais em espaços como a galeria Adesivo, o Museu do Trabalho e a Galeria Bolsa de Arte (Porto Alegre), LOGO e Espaço +Soma (São Paulo), Centro Culural Recoleta (Buenos Aires) e a galeria Design Festa (Tóquio). Também participou de exposições coletivas na ESPM e Galeria Obra Aberta (Porto Alegre), Choque Cultural (São Paulo) e no Paço Imperial (Rio de Janeiro), entre outras.